sexta-feira, 22 de maio de 2015

qual a natureza da tristeza?


Satsanga com Swami Dayananda - maio 1994





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Swami Dayananda Saraswati






Pergunta:  Swamiji, qual é a natureza da tristeza?  Uma pessoa sábia sente tristeza?

Swamiji :
A tristeza é algo que acontece quando você é colocado numa situação onde alguma dor está envolvida.  A tristeza vem e vai pois as situações, acompanhadas por alegria e tristeza, sukha e duhkha, vêm e vão.  Sukha e duhkha são parte do todo.  Embora possam surgir a qualquer hora, não afetam a pessoa que tem esse conhecimento.  Sukha, naturalmente , é nossa natureza e duhkha pode vir, mas não tem domínio sobre a pessoa, porque, com o conhecimento, não mais existe confusão sobre quem sou eu.  O pensamento apenas ocorre.  A pessoa não tem nenhum controle sobre os pensamentos que surgem, nem há qualquer necessidade de controlá-los.

A pessoa que compreende o que é real, simplesmente permite que os pensamentos ocorram.  Pensamentos vêm e vão automaticamente.  Nenhuma ação é necessária de nossa parte.  Os sentimentos manifestam-se como pensamentos e esta é a única realidade que os sentimentos têm.  Fome e sede também pertencem à mesma ordem de realidade da mente - uma realidade empírica.  Uma pessoa sábia também tem experiência de fome e sede, assim como emoções, mas ela sabe que, porque elas têm apenas uma realidade empírica, não afetam sua plenitude.  Tal pessoa sabe:  "Tudo isto sou eu, mas eu sou mais do que tudo isto".  Tudo o que acontece, acontece.  Esta é a visão. Desse modo, de que maneira a mente é, de alguma forma, diferente do corpo físico?  Assim como o corpo tem de ser banhado e alimentado todos os dias, passar por dores, doenças e tudo mais a que está sujeito, assim também a mente.  A mente pode ter seus pensamentos, mas todos eles são anulados para uma pessoa que tem a visão total.

Quando os pensamentos vêm, não há nada para segurá-los.  De qualquer modo, nenhum pensamento permanece por muito tempo.  Um pensamento é momentâneo: ele vem e vai.  Mas pode haver uma consistência no pensamento desde que, naturalmente, nós o sustentemos.  Conhecendo a natureza do que é real, o sábio não sustenta pensamentos de tristeza. 

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